7- A MENTE

Pergunta: Há livros muito interessantes escritos por muita gente aparentemente competente, nos quais se nega o sentido ilusório do mundo (embora não sua transitoriedade). Segundo eles, existe uma hierarquia de seres, do mais baixo ao mais alto; em cada nível, a complexidade do organismo permite e reflete a profundidade, o alcance e a intensidade da consciência, sem alguma culminação visível ou cognoscível. Uma lei suprema governa por toda parte: a evolução das formas para o crescimento e enriquecimento da consciência, e a manifestação de suas infinitas possibilidades. 

Maharaj: Isto pode ser assim ou não. Mesmo se for assim, só o será do ponto de vista da mente, mas, de fato, todo o universo (mahadakash) existe apenas na consciência (chidakash), enquanto eu tenho meu apoio no Absoluto (paramakash). No ser puro, surge a consciência; na consciência, o mundo aparece e desaparece. Tudo o que existe sou eu, tudo o que existe é meu. Antes de todos os começos, depois de todos os finais - Eu sou. Tudo tem sua existência em mim, no ‘eu sou’ que resplandece em todo ser vivo. Inclusive a não existência é impensável sem mim. O que quer que aconteça, eu tenho que estar presente para testemunhá-lo. 

P: Por que nega a existência ao mundo? 

M: Eu não nego o mundo. Vejo-o como uma aparição na consciência, a qual é a totalidade do conhecido na imensidade do desconhecido. O que começa e acaba é uma mera aparência. Pode-se dizer que o mundo aparece, mas não que é. A aparência pode durar muito em alguma escala temporal e ser muito breve em outra, mas, em última instância, dá no mesmo. Qualquer coisa limitada pelo tempo é momentânea e não tem nenhuma realidade. 

P: Certamente, você vê o mundo real que o rodeia. Você parece comportar-se normalmente! 

M: Isso é o que lhe parece. O que em seu caso ocupa todo o campo da consciência é só uma partícula no meu. O mundo dura apenas por um instante. Sua memória é a que o faz pensar que o mundo continua. Eu não vivo na memória. Eu vejo o mundo como é, uma aparição momentânea na consciência. 

P: Em sua consciência? 

M: Toda a ideia de ‘eu’ e ‘meu’, mesmo do ‘eu sou’, está na consciência. 

P: Então, seu ‘ser absoluto’ (paramakash) é inconsciente? 

M: A ideia de inconsciência existe apenas na consciência. 

P: Então, como você sabe que está no estado supremo? 

M: Porque estou nele. Ele é o único estado natural. 

P: Você pode descrevê-lo? 

M: Só mediante a negação, como sem causa, independente, sem relação, indiviso, sem componentes, inabalável, inquestionável, inalcançável mediante esforço. Toda definição positiva é da memória e. portanto, não é aplicável. Ainda assim, meu estado é supremamente real e, portanto, possível, realizável, alcançável. 

P: Você não estaria imerso atemporalmente em uma abstração? 

M: A abstração é mental e verbal, e desaparece no sonho ou no desmaio, reaparecendo no tempo. Eu estou em meu próprio estado (swarupa), atemporalmente no agora. O passado e o futuro só existem na mente - eu sou agora. 

P: O mundo também existe agora. 

M: Que mundo? 

P: O mundo ao redor de nós. 

M: O mundo que tem em sua mente é o seu, não o meu. Que sabe de mim quando mesmo minha conversa com você ocorre apenas em seu mundo? Você não tem nenhuma razão para crer que meu mundo é idêntico ao seu. Meu mundo é real, verdadeiro, tal como é percebido, enquanto o seu aparece e desaparece de acordo com o estado de sua mente. Seu mundo é algo estranho e você tem medo dele. Meu mundo sou eu mesmo. Estou em casa. 

P: Se você fosse o mundo, como poderia ser consciente dele? O sujeito da consciência não é diferente de seu objeto? 

M: A consciência e o mundo aparecem e desaparecem juntos, de modo que são dois aspectos do mesmo estado. 

P: Durante o sono profundo eu não sou e o mundo continua. 

M: Como você sabe? 

P: Eu o sei ao despertar. Minha memória o diz. 

M: A memória está na mente, a qual continua durante o sono profundo. 

P: Ela está parcialmente em suspensão. 

M: Mas sua imagem do mundo não é afetada. Enquanto a mente existir, seu corpo e seu mundo existirão. Seu mundo é produto da mente, é subjetivo, está encerrado na mente, é fragmentário, temporal, pessoal, suspenso pelo fio da memória. 

P: O mesmo que o seu? 

M: Oh, não. Eu vivo em um mundo de realidades, enquanto o seu é de imaginações. O seu mundo é pessoal, privado, não compartilhável, intimamente seu. Ninguém pode entrar nele, ver como você vê, ouvir como você ouve, sentir suas emoções e pensar seus pensamentos. Em seu mundo, você está verdadeiramente só, encerrado em seu sonho sempre variável que você toma por vida. Meu mundo é um mundo aberto, comum a todos, acessível a todos. Em meu mundo há comunidade, introspecção, amor, qualidade real; o indivíduo é o total, a totalidade - no indivíduo. Todos são um e o Um é todos. 

P: O seu mundo está cheio de coisas e pessoas como o meu? 

M: Não, está cheio de mim mesmo. 

P: Mas você vê e ouve como nós? 

M: Sim, parece que ouço e falo e atuo, mas para mim simplesmente acontece, como para você acontece a digestão ou a transpiração. O aparelho corpo-mente ocupa-se disto, mas me deixa fora. Assim como você não necessita preocupar-se com o crescimento dos cabelos, eu não necessito preocupar-me com as palavras e com as ações. Simplesmente ocorrem e me deixam indiferente, pois em meu mundo nunca nada dá errado.

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Sobre o Livro

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