39- NADA TEM EXISTÊNCIA POR SI MESMO

 Pergunta: Escutando-o, dou-me conta de que é inútil fazer-lhe perguntas. Quaisquer que sejam elas, invariavelmente, você as desvia e me leva ao fato básico de que eu estou vivendo uma ilusão criada por miro mesmo, e que a realidade não pode ser expressa em palavras. As palavras só aumentam a confusão, e a única direção prudente é a silenciosa busca interior. 

Maharaj: Afinal de contas, a mente é a que cria a ilusão e é ela que fica livre dela. As palavras podem agravar a ilusão; as palavras podem também ajudar a dissipá-la. Não há nada errado em repetir a mesma verdade, frequentemente, até que se torne realidade. O trabalho da mãe não acaba com o nascimento da criança; ela o alimenta dia após dia, ano após ano, até que não seja mais necessária. A pessoa precisa ouvir palavras até que os fatos lhe falem mais alto que elas. 

P: De modo que somos crianças que se deve alimentar com palavras? 

M: Enquanto você der importância às palavras, continuará uma criança. 

P: Tudo bem, então seja a nossa mãe. 

M: Onde estava a criança antes de nascer? Não estava com a mãe? Porque já estava com a mãe, ela pôde nascer. 

P: Certamente, a mãe não levava a criança quando ela própria ainda era uma criança. 

M: Potencialmente, ela era a mãe. Vá além da ilusão do tempo. 

P: Sua resposta é sempre a mesma. Uma espécie de mecanismo de um relógio que bate as mesmas horas repetidamente. 

M: Nada pode ser feito. Assim como o sol se reflete em um bilhão de gotas de orvalho, da mesma forma o atemporal se repete interminável- mente. Quando repito: ‘Eu sou, Eu sou’, meramente afirmo e reafirmo um fato sempre presente. Você se cansa de minhas palavras porque não vê a verdade viva por trás delas. Contate-a e encontrará o significado pleno das palavras e do silêncio - de ambos. 

P: Você diz que a menina já seria mãe de seu futuro filho. Potencialmente, sim; realmente, não. 

M: O pensamento transforma o potencial em real. O corpo e seus assuntos existem na mente. 

P: E a mente é consciência em movimento, e a consciência é o aspecto condicionado (saguna) do Eu. O incondicionado (nirguna) é outro aspecto, e além dele está o abismo do absoluto (paramartha). 

M: Exato, você o expressou belamente. 

P: Mas para mim estas são meras palavras. Ouvi-las e repeti-las não é suficiente, elas devem ser experimentadas. 

M: Nada o detém salvo a preocupação com o externo que o impede de focar o interno. Não pode fazer nada, não pode ignorar seu sadhana. Terá que se afastar do mundo e ir para dentro, até que o externo e o interno se fundam, e você possa ir além do condicionado, seja interno ou externo. 

P: Sem dúvida, o incondicionado é meramente uma ideia na mente condicionada. Por si mesmo não tem existência.

M: Por si mesmo nada tem existência. Tudo necessita de sua própria ausência. Ser é ser distinto, estar aqui e não lá, ser agora e não em seguida, ser assim e não de outra forma. Exatamente como a água toma a forma do recipiente, assim todas as coisas estão determinadas pelas condições (gunas). Como a água que segue sendo água, independente dos vasilhames, assim como a luz que segue sendo luz, independente das cores que produz, o real segue sendo real, independente das condições nas quais se reflete. Por que manter apenas o reflexo no foco da consciência? Por que não o próprio real? 

P: A própria consciência é um reflexo. Como poderia conter o real? 

M: Saber que a consciência e seu conteúdo são apenas reflexos mutáveis e transitórios é focar o real. Negar-se a ver a serpente na corda é a condição necessária para ver a corda. 

P: Só necessária ou também suficiente? 

M: Deve-se saber também que existe a corda e que se parece como uma cobra. De modo similar, deve-se saber que o real existe e que é da natureza da consciência-testemunha. Certamente está além da testemunha, mas, para entrar nele, deve-se entender primeiro o estado de puro testemunhar. A Consciência das condições o leva ao incondicionado. 

P: O incondicionado pode ser experienciado? 

M: Conhecer o condicionado como o condicionado é tudo o que pode ser dito sobre o incondicionado. Os termos positivos são meras indicações, e enganam. 

P: Podemos falar de testemunhar o real? 

M: Como poderíamos? Podemos falar apenas do irreal, do ilusório, do transitório, do condicionado. Para ir além, deveremos negar a tudo a existência independente. Todas as coisas são dependentes. 

P: De que dependem? 

M: Da consciência. E a consciência depende da testemunha. 

P: E a testemunha depende do real? 

M: A testemunha é um reflexo do real em toda sua pureza. Depende da condição da mente. Onde predominam a claridade e o desapego, surge a consciência-testemunha. É como dizer que, onde a água está limpa e tranquila, a imagem da lua aparece. Ou como a luz do dia que aparece como flashes no diamante. 

P: Pode haver consciência sem a testemunha? 

M: Sem a testemunha, converte-se em inconsciência, simplesmente vida. A testemunha está latente em cada estado de consciência, como a luz em cada cor. Não pode existir nenhum conhecimento sem o conhecedor e nenhum conhecedor sem sua testemunha. Não apenas você sabe, mas sabe que sabe. 

P: Se o incondicionado não pode ser experienciado, pois toda experiência é condicionada, então por que falar dele em tudo? 

M: Como poderia haver conhecimento do condicionado sem o incondicionado? Deve existir uma fonte da qual tudo isto flui, um fundamento no qual tudo se apoie. A autorrealização é, antes de tudo, o conhecimento do próprio condicionamento, e a Consciência de que a variedade infinita de condições depende de nossa habilidade infinita de sermos condicionados e de dar origem a esta variedade. Para a mente condicionada, o incondicionado aparece como totalidade bem como a ausência de tudo. Tampouco pode ser experimentado diretamente, mas isto não o faz inexistente.

P: Não seria um sentimento? 

M: Um sentimento é também um estado da mente. Como um corpo saudável que não requer atenção, o incondicionado está livre de experiência. Veja a experiência da morte. O homem comum tem medo de morrer porque tem medo da mudança. O gnani não tem medo porque sua mente já está morta. Ele não pensa: ‘Eu vivo’. Ele sabe: ‘Há vida’. Não há mudança nele e nenhuma morte. A morte parece ser uma mudança no tempo e no espaço. Onde não há nem tempo nem espaço, como poderia existir a morte? O gnani já está morto para o nome e a forma. Como poderia afetar-lhe a perda disso? O homem que está dentro de um trem viaja de um lugar para outro, mas o homem fora do trem não vai a nenhuma parte já que não está limitado pelo destino. Não tem para onde ir, nada para fazer, nada a vir a ser. Aqueles que fazem planos nascerão para realizá-los. Aqueles que não fazem planos não necessitam nascer. 

P: Qual é o propósito do prazer e da dor? 

M: Existem por si mesmos ou só na mente? 

P: Existem, ainda assim. Não importa a mente. 

M: O prazer e a dor são meros sintomas, os resultados de conhecimento e de sentimento incorretos. Um resultado não pode ter propósito próprio. 

P: Na economia de Deus, tudo deve ter um propósito. 

M: Você conhece o Deus do qual fala tão livremente? Que é Deus para você? Um som, uma palavra escrita, uma ideia na mente? 

P: Por seu poder nasci e me mantenho vivo. 

M: E sofre e morre. Você está contente? 

P: Talvez, por minha própria culpa, sofra e morra. Eu fui criado para a vida eterna. 

M: Por que eterna no futuro e não no passado? O que tem um princípio deve ter um fim. Só o que não começa é interminável. 

P: Deus pode ser um mero conceito, uma hipótese de trabalho. Mesmo assim, um conceito muito útil! 

M: Para isto teria que ser livre de contradições internas, o que não é o caso. Por que não trabalhar com a teoria de que você é sua própria criação e seu próprio criador? Ao menos não existirá um Deus externo com o qual combater. 

P: O mundo é tão rico e complexo - como eu poderia tê-lo criado? 

M: Você se conhece o suficiente para saber o que pode ou não fazer? Não conhece seus próprios poderes. Você nunca investigou. Comece por você mesmo agora. 

P: Todos acreditam em Deus. 

M: Para mim, você é seu próprio Deus. Mas, se pensa de outro modo, pense-o até o final. Se há Deus, então tudo é de Deus e tudo é para melhor. Aceite tudo o que vier com um coração alegre e agradecido. E ame a todas as criaturas. Isto também o levará a seu ser.

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